Lance os dados e apoie a educação das meninas em Moçambique
O Linha da Vida é um divertido jogo de tabuleiro, inspirado no Jogo da Glória, com casas de avanço e recuo, que simultaneamente sensibiliza os jogadores para as desigualdades de género, que representam obstáculos enormes e muito evidentes no percurso escolar das raparigas de comunidades escolares apoiadas pela Helpo, em Moçambique.
Para materializar estas desigualdades, as casas de avanço e recuo têm consequências diferenciadas, conforme se esteja a jogar como rapaz ou rapariga, ou como estudante de contexto urbano ou rural.
Adicionalmente, os jogadores não iniciam a partida em pé de igualdade, da mesma forma que a condição de nascimento determina o percurso de vida das crianças moçambicanas.
Para tal, foi introduzida uma nuance importante: os dados do jogo estão “viciados”, simbolizando desta forma as maiores dificuldades de uns face aos outros, logo desde o início do percurso escolar.
Assim, o aspeto lúdico desta ferramenta é um grande atrativo para usar o jogo como forma de gerar reflexão e, consequentemente, maior consciência sobre as desigualdades de género que representam obstáculos muito grandes para as raparigas no seu percurso escolar.
O jogo inclui informação detalhada sobre cada casa de avanço e recuo, pretendendo com isso fornecer informação sobre o contexto educativo das crianças moçambicanas e de colocar cada jogador no papel de estudante no norte de Moçambique.
Os donativos angariados com o jogo Linha da Vida destinam-se ao Maria Menina, um projeto de combate ao absentismo escolar das raparigas do norte de Moçambique, através do aumento do conhecimento e da capacidade de gestão das questões de higiene feminina, dando prioridade aos casos de abandono escolar, meninas grávidas ou mamãs recentes.